O que faz o revisor textual?
Primeiramente, para que se possa falar em revisão textual é preciso falar um pouquinho sobre texto. De modo simplório o texto pode ser compreendido como um encadeamento de ideias formuladas para comunicação. Vale frisar que este serve para mencionarmos aquilo que não podemos falar pessoalmente. Entretanto não é suficiente, para formar um bom texto, apenas encadear ideias.
Todo processo de tessitura deve ser elaborado com cuidado, paciência e preocupação. O cuidado servirá para que saibamos escolher com mais acerto as palavras em seus contextos adequados. A paciência servirá para que não nos desesperemos quando um texto não sai satisfatório logo na primeira vez em que o escrevemos (pois isso quase nunca acontece!). E por último a preocupação servirá para que procuremos adequá-lo às exigências contextuais em que se enquadra nosso modelo, tais como ortografia vigente, adequação às normas como as preconizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT), entre outras inúmeras.
Então, em virtude de toda a complexidade que os textos possuem (mas que aqui não puderam ainda ser listadas) é que surge o profissional de revisão de texto. Ele é necessário porque conhece um pouco mais sobre os aspectos internos e externos formadores do produto textual elaborado.Então, se você precisa escrever bem, saiba que os bons textos, os bons livros, enfim, todas as boas publicações feitas por meio da modalidade escrita passam sempre por uma revisão. Esta pode ser feita pelo próprio autor ou pelo profissional especializado. Aí vai então mais dicas para melhor escrever: rascunhe, releia, corte o que for irrelevante...Quer mais dicas? Pode contactar-me.
Tel: 61 82489682
Brasilia- DF
|
Revisão de Texto e Monografia
Assinar:
Comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário